Arquivos Língua Portuguesa-2013

Seminário de Encerramento Pacto/2013

Palestra Profa Dra Magda Soares

Solenidades de Abertura

Apresentação Lisandra Ogg Gomes

Abertura – Profª Patrícia Nery

Aulas

Formação 40 horas

CURRÍCULO UNIDADE I

ALFABETIZAÇÃO.UN.1,2, e 3

DIREITOS DE APRENDIZAGEM UNIDADES I E II

PLANEJAMENTO E ROTINA UNIDADES I E II

AVALIAÇÃO UNIDADE I

UN. 3 e 4 ANO 1-1

UN. 3 e 4 ANO 2

UN. 3 e 4 ANO 3

OFICINAS Jogos e Brincadeiras

UNIDADE 5 – ANOS 1, 2 e 3

UN. 6 ANOS 1, 2 e 3

UN. 7 e 8 – ANOS 1,2,3.

Sequência didática _ Gêneros textuais e ensino

Sequência didática – Gêneros textuais e ensino ppt

Artigo genero noticia

Apresentação_Direitos_Ciências_e_Arte (1)

Heterogeneidade

Textos indicados nos cadernos

Coleção explorando o ensino v19

Ciclos, Seriação e Avaliaçãoconfronto de lógicas

Biblioteca escolar que espaco e esse

As práticas cotidianas de alfabetizaçao

Alfabetização e letramento na sala de aula

Alfabetização e letramento na infancia

Alfabetização e letramento conceitos e relaçoes

Currículo, Conhecimento e cultura

Manual_obras_complementares_opt

O fazer cotidiano na sala de aula

Pedagogias em Movimento

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Coleção explorando o ensino v20

Como Se Formam Os Sujeitos Do Campo

A reivencao da alfabetizacao

Alfabetizacao_apropriacao do sistema de escrita alfabetica Livro

Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental

Jogos de Alfabetizacao

Leitura e produção de textos na alfabetização

Producao de textos na escola reflexoes e praticas no ensino fundamental

Pró-letramento

alfabetização e letramento Magda

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos.

Escola em ciclos: o desafio da heterogeneidade na pratica pedagógica

Mudanças na pratica docente em sala de aula: lidando com a heterogeneidade no regime de ciclos

Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética

Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica

sucesso escolar nos meios populares: as razoes do improvável

Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a pratica pedagógica.

os ciclos escolares: elementos de uma trajetória

A escrita da pratica pedagógica como estrategia metodológica de formação

A escolaridade em ciclos no Brasil: uma transição para a escola do seculo XXI

Sugestões de Leitura

A criança e a cultura lúdica

O ARBITRÁRIO DO SIGNO

Desenvolvimento fonológico

Ler e escrever na educacao infantil livro

Alfabetização e Literatura

Alfabetização e métodos ou métodos de alfabetização

Ortografia objeto de aprendizagem baseado na reflexão

A infância enquanto categoria estrutural

Livro dos brinquedos e brincadeiras.

Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social

As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo

Paulo Freire

Aulas Temáticas

Educação do Campo – Propostas de Atividade III

Educação do Campo – III Formação

Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais.

Cons FONOL PACTO participantes pdf

Educação do Campo

EDUCAÇÃO_DO_CAMPO

Infância(s), criança(s), Culturas(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais.

Infância(s), criança(s), Culturas(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais. 40h

EDUCAÇÃO DO CAMPO 4

Computador e Alfabetização. Profa Julianna

Generos textuais 10 out 2013

4º_ENCONTRO – 24_HORAS_–_FORMAÇÃO_DE_ORIENTADORES_DE_ENSINO

PACTO NOVEMBRO 2 – Educação do Campo

POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL

A Qualidade Social da Educação e a Progressão Escolar Continuada

Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais 5

Atividades

Coração_livreto_direirtos_1

Formulário_Direitos_Aprendizagem_CIENCIAS_ARTE

DINÂMICA FLASH FOTOGRÁFICO

Roteiro de reflexão sobre a escolha do livro de literatura

CARTA DA TERRA

Anúncios

20 comentários sobre “Arquivos Língua Portuguesa-2013

    • Prezada Ione, a palestra foi apresentada pela professora Julianna Gloria e estamos aguardando que a mesma autorize a publicação da palestra Alfabetização Digital para ser postado no blog.

    • Bom dia, Juliana!
      Você encontrar a palestra da Fite “A Qualidade Social da Educação e a Progressão Escolar Continuada” na Biblioteca Digital no item Aulas temáticas.
      atenciosamente, Darsoni

  1. Stela Maris Pais Leme disse:

    Referente Formulário de Avaliação do Curso, em versão digital, disponível no site / http://www.pactuando.wordpress.com, não estou conseguindo acessar. Como faço esta avaliação? Outro assunto, referente a avaliação das crianças na aba: Aprendizagem da Turma, também não estou conseguindo fixar, as avaliações que tenho repetidamente feito. Aguardo orientações de como fazer. Stela Maris Pais Leme

    • Prezada Stela,
      hoje foi postado o link AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/2013, que esta na aba do título, próximo aos relatórios.
      Atenciosamente
      Darsoni

  2. Lúcia Prado disse:

    Darsoni,

    Bom dia!!

    Conforme orientações da Patrícia, seria disponibilizada a Avaliação do Curso no Pactuando para os professores alfabetizadores realizarem até dia 30 deste mês.
    Tenho entrado aqui e não consigo localizar esse documento. O que fazer? Vocês ainda irão disponibilizar?
    Abraços,

    Lúcia Prado

  3. Lúcia de fátima Caetano da Silva disse:

    No átimo encontro 23/11/2013 foi proposto um seminário e o meu tema foi AS ESTRATEGIAS DE ATENDIMENTO AS CRIANÇAS QUE NÃO ESTEJAM PROGREDINDO CONFORME AS DEFINIÇÕES PAUTADAS PELO DIREITO DE APRENDIZAGEM, eu entrei no site e não encontrei o texto, gostaria de saber onde encontro este texto.
    Obrigada
    Lúcia

Deixe uma resposta para Stela Maris Pais Leme Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s