Arquivos Língua Portuguesa-2013

Seminário de Encerramento Pacto/2013

Palestra Profa Dra Magda Soares

Solenidades de Abertura

Apresentação Lisandra Ogg Gomes

Abertura – Profª Patrícia Nery

Aulas

Formação 40 horas

CURRÍCULO UNIDADE I

ALFABETIZAÇÃO.UN.1,2, e 3

DIREITOS DE APRENDIZAGEM UNIDADES I E II

PLANEJAMENTO E ROTINA UNIDADES I E II

AVALIAÇÃO UNIDADE I

UN. 3 e 4 ANO 1-1

UN. 3 e 4 ANO 2

UN. 3 e 4 ANO 3

OFICINAS Jogos e Brincadeiras

UNIDADE 5 – ANOS 1, 2 e 3

UN. 6 ANOS 1, 2 e 3

UN. 7 e 8 – ANOS 1,2,3.

Sequência didática _ Gêneros textuais e ensino

Sequência didática – Gêneros textuais e ensino ppt

Artigo genero noticia

Apresentação_Direitos_Ciências_e_Arte (1)

Heterogeneidade

Textos indicados nos cadernos

Coleção explorando o ensino v19

Ciclos, Seriação e Avaliaçãoconfronto de lógicas

Biblioteca escolar que espaco e esse

As práticas cotidianas de alfabetizaçao

Alfabetização e letramento na sala de aula

Alfabetização e letramento na infancia

Alfabetização e letramento conceitos e relaçoes

Currículo, Conhecimento e cultura

Manual_obras_complementares_opt

O fazer cotidiano na sala de aula

Pedagogias em Movimento

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Coleção explorando o ensino v20

Como Se Formam Os Sujeitos Do Campo

A reivencao da alfabetizacao

Alfabetizacao_apropriacao do sistema de escrita alfabetica Livro

Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental

Jogos de Alfabetizacao

Leitura e produção de textos na alfabetização

Producao de textos na escola reflexoes e praticas no ensino fundamental

Pró-letramento

alfabetização e letramento Magda

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos.

Escola em ciclos: o desafio da heterogeneidade na pratica pedagógica

Mudanças na pratica docente em sala de aula: lidando com a heterogeneidade no regime de ciclos

Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética

Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica

sucesso escolar nos meios populares: as razoes do improvável

Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a pratica pedagógica.

os ciclos escolares: elementos de uma trajetória

A escrita da pratica pedagógica como estrategia metodológica de formação

A escolaridade em ciclos no Brasil: uma transição para a escola do seculo XXI

Sugestões de Leitura

A criança e a cultura lúdica

O ARBITRÁRIO DO SIGNO

Desenvolvimento fonológico

Ler e escrever na educacao infantil livro

Alfabetização e Literatura

Alfabetização e métodos ou métodos de alfabetização

Ortografia objeto de aprendizagem baseado na reflexão

A infância enquanto categoria estrutural

Livro dos brinquedos e brincadeiras.

Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social

As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo

Paulo Freire

Aulas Temáticas

Educação do Campo – Propostas de Atividade III

Educação do Campo – III Formação

Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais.

Cons FONOL PACTO participantes pdf

Educação do Campo

EDUCAÇÃO_DO_CAMPO

Infância(s), criança(s), Culturas(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais.

Infância(s), criança(s), Culturas(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais. 40h

EDUCAÇÃO DO CAMPO 4

Computador e Alfabetização. Profa Julianna

Generos textuais 10 out 2013

4º_ENCONTRO – 24_HORAS_–_FORMAÇÃO_DE_ORIENTADORES_DE_ENSINO

PACTO NOVEMBRO 2 – Educação do Campo

POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL

A Qualidade Social da Educação e a Progressão Escolar Continuada

Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais 5

Atividades

Coração_livreto_direirtos_1

Formulário_Direitos_Aprendizagem_CIENCIAS_ARTE

DINÂMICA FLASH FOTOGRÁFICO

Roteiro de reflexão sobre a escolha do livro de literatura

CARTA DA TERRA

Anúncios

20 comentários sobre “Arquivos Língua Portuguesa-2013

    • Prezada Ione, a palestra foi apresentada pela professora Julianna Gloria e estamos aguardando que a mesma autorize a publicação da palestra Alfabetização Digital para ser postado no blog.

    • Bom dia, Juliana!
      Você encontrar a palestra da Fite “A Qualidade Social da Educação e a Progressão Escolar Continuada” na Biblioteca Digital no item Aulas temáticas.
      atenciosamente, Darsoni

  1. Stela Maris Pais Leme disse:

    Referente Formulário de Avaliação do Curso, em versão digital, disponível no site / http://www.pactuando.wordpress.com, não estou conseguindo acessar. Como faço esta avaliação? Outro assunto, referente a avaliação das crianças na aba: Aprendizagem da Turma, também não estou conseguindo fixar, as avaliações que tenho repetidamente feito. Aguardo orientações de como fazer. Stela Maris Pais Leme

    • Prezada Stela,
      hoje foi postado o link AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/2013, que esta na aba do título, próximo aos relatórios.
      Atenciosamente
      Darsoni

  2. Lúcia Prado disse:

    Darsoni,

    Bom dia!!

    Conforme orientações da Patrícia, seria disponibilizada a Avaliação do Curso no Pactuando para os professores alfabetizadores realizarem até dia 30 deste mês.
    Tenho entrado aqui e não consigo localizar esse documento. O que fazer? Vocês ainda irão disponibilizar?
    Abraços,

    Lúcia Prado

  3. Lúcia de fátima Caetano da Silva disse:

    No átimo encontro 23/11/2013 foi proposto um seminário e o meu tema foi AS ESTRATEGIAS DE ATENDIMENTO AS CRIANÇAS QUE NÃO ESTEJAM PROGREDINDO CONFORME AS DEFINIÇÕES PAUTADAS PELO DIREITO DE APRENDIZAGEM, eu entrei no site e não encontrei o texto, gostaria de saber onde encontro este texto.
    Obrigada
    Lúcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s