332 comentários sobre “AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/2013

  1. Mônica de Fátima Milagres Souza disse:

    Participar do Pacto me fez compreender a importância da leitura deleite,uso de jogos pedagógicos no cotidiano escolar, entender melhor a sequência didática.As trocas de experiências durante o curso com minhas colegas e orientadora, foram de grande importância na minha prática pedagógica, assim garantindo aos meus alunos o direito de aprendizagem.

  2. andreia disse:

    apos o PACTO venho repensando mais minha prática, promovendo a inclusão de todos os alunos, valorizando mais a convivência social, incentivando e promovendo a criatividade, a solidariedade, a cidadania e o desenvolvimento de atitudes de a coletividade.
    através do pacto considero que minhas aulas tornaram-se mais atraentes onde o cotidiano das crianças foi repleto de atividades de produção e de recepção de textos orais e escritos, tais como: escuta diária de historias e textos diversos, produção de textos escritos mediados pela participação e registros de parceiros mais experientes, jogos e brincadeiras, tornando assim um ambiente propício para a alfabetização .

  3. francisca disse:

    através do pacto pude repensar minha pratica, na qual muito contribuiu para melhorar meu trabalho e o desempenho de meus alunos. pois venho desenvolvendo atividades que favorecem a inclusão, a participação e a socialização dos alunos.

  4. Eliana Aparecida de Salles disse:

    As diversificadas atividades oferecidas pelo Pacto, veio através de nossos encontros com a tutora Eliana e as maravilhosas companheiras, acrescentar conhecimentos em minha prática pedagógica. Feliz natal e um ótimo ano novo a todos os idealizadores e participantes do curso. Beijos!

  5. liliane Aparecida Gonçalves disse:

    Ao iniciar o curso do PACTO não tinha a noção de como é importante seguirmos algums criterios como a rorina diaria. compreendi melhor trabalhar com outras atividades ex.genêros Textuais.

  6. Adriana Chalub dias disse:

    Durante o curso não fiquei sabendo da existência do pactuando, acho que é pelo fato de não ter participado do inicio do curso. Nós da APAE fomos chamadas depois. Mas estou gostando.

  7. Maria Aparecida Ribeiro Almeida Nunes disse:

    o PACTO tem sido uma experiência fantástica. As minhas aulas se tornaram muito mais atraentes e meus alunos amaram a questão do reconto todos os dias. o cantinho de literatura infantil foi uma festa. Os encontros com as colegas, as trocas de experiencias o enriquecimento da Prática Pedagógica. Tudo foi maravilhoso!
    Deixo o meu abraço a todos, certa de que nos encontraremos para fazer o PACTO DE ALFABETIZAÇÃO EM MATEMATICA. Que será um sucesso também.

  8. Para mim foi muito gratificante,pois me ajudou a explorar mais com meus alunos tudo que aprendi e aperfeiçoar mais , achei tudo muito bom para o meu dia a dia, procurei me envolver com as explicações ensinadas e passadas com muita doçura e responsabilidade
    Foi surpreendente .Amei!

  9. Sherwilhians Maria Vasconcelos disse:

    Foi muito bom participar do Pacto,pois me ajudou a clarear muitas coisas que antes não fazia,pois aprendi a ficar mais solta e transmitir para meus alunos tudo que foi passado com muito carinho e dedicação. Com jeitinho conquistei através das histórias mais atenção e interesse em ouvi-las.Procuro colocar em prática meus conhecimentos e minhas conquistas.Amei!

  10. Daniela Aparecida Faria disse:

    Eu gostei muito do curso, pois mudei minha postura perante minha turma e a resposta veio com o interesse de meus alunos pela leitura e o gosto por produzir textos, além da troca de experiências com minhas colegas de profissão e de curso. Pra mim foi bastante valido, é sempre bom um aperfeiçoamento, é como uma injeção de ânimo que nos impulsiona para ver que vale a pena e que a educação ainda é o caminho para um futuro promissor. Valeu meninas !!!!!!!!!!!!!!! sucesso a todas.

  11. eva iolete freitas de oliveira disse:

    FOI ÓTIMO PARTICIPAR DO PACTO, APRENDI MUITO E REPASSEI PARA MEUS ALUNOS COM MUITA DEDICAÇÃO. ELES APRENDERAM A TER GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DA LEITURA DELEITE.
    SE DEUS QUISER NO ANO DE 2014 ESTAREI COMPACTUANDO NOVAMENTE. ADORE!

  12. CLÁUDIA REGINA SILVA disse:

    Adorei participar do PACTO, me proporcionou aperfeiçoar minha prática pedagógica, desenvolvendo práticas com ênfase nas atividades de apropriação do escrita alfabética, leitura e produção de textos. As trocas de experiências durante o curso com minhas colegas e orientadora foram de suma importância. Foi enriquecedor para mim e meus alunos que puderam desfrutar dos jogos pedagógicos, livros didáticos e muita leitura deleite.

  13. JAQUELINE RODRIGUES DOS SANTOS VENTURA disse:

    Adorei todo curso PACTO, a dinâmica , as atividades e novidades e principalmente a troca de experiências com as colegas de curso.
    É muito gratificante ver que os alunos podem conseguir e que a todo momento podemos repensar juntas maneiras prazerosas de despertar em nosso aluno o prazer de aprender. Essa formação veio reafirma que é possível basta agente querer fazer , acreditar que vai dar certo que as coisas vão aos poucos acontecendo .Foi um verdadeiro sucesso e tenho certeza que no ano que vem não vai ser diferente eu já estou anciosa. Valeu muito .ADOREI SUCESSO PAR TODAS NÓS

  14. Soraia Abreu Rocha de Souza disse:

    Acrescentar conhecimentos, refletir, rever e replanejar minha prática tem sido uma experiência fantástica. O Pacto me fez compreender a importância dos jogos pedagógicos no cotidiano escolar e da leitura deleite e eu, que achava que não sabia contar histórias, estou amando e me saindo muito bem. Agradeço também às minhas colegas de curso e a nossa orientadora Mary Syrio, que muito têm contribuído para o meu crescimento humano e profissional. À todos, obrigada.

  15. TANIRDES DE FÁTIMA BORES DE SOUZA disse:

    O pacto acrescentou muito meus conhecimentos , através de reflexões , aperfeiçoar minha prática pedagógica, desenvolvendo com ênfase nas atividades de apropriação do escrita alfabética, leitura e produção de textos. Foi gratificante para mim e meus alunos. As trocas de experiências.

  16. Darla Guimarães Izidório disse:

    Foi muito proveitoso e gratificante participar do curso.
    Aprendi muito e meus alunos colheram o fruto do meu aprendizado.

  17. Aparecida Pimenta Braga disse:

    O pacto vem contribuindo para melhoria das nossas práticas pedagógicas. Estamos felizes em fazer parte de um curso grandioso. Agradecemos ao coordenadores e toda a turma do pacto.

  18. ELIETE MARIA DA SILVA disse:

    Participar do PACTO proporcionou para mim, momentos de reflexão, interação e diversos aprendizados.Aguçou meu “OLHAR” de educador e eterno aprendiz, consolidando na minha atuação diária. Ter cursos que nos leve a refletir, questionar, aprender, aguçando o professor reflexivo que há dentro de nós, é investir cada vez mais numa “Educação de Qualidade” tendo a certeza de que “um mais um é sempre mais que dois”.

  19. Annapaula Eletério disse:

    Participar do Pacto foi de suma importância pra mim, pois esclareci muitas dúvidas, aprendi muita coisa, e foi ótimo a troca de experiências entre as professoras de outras escolas . Praticar a leitura deleite ,levar os jogos para a sala de aula fez muita diferença na aprendizagem das crianças.

  20. Gostei muito de participar do curso PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,pois possibilitou uma reflexão sobre Minha Prática em Sala de aula. Aprendi a trabalhar sistematicamente com os conteúdos aproveitando melhor todas as estrategias que contribuem para uma aprendizagem significativa para nossas Crianças. Senti também que devemos fazer o possível para que a Criança alcance os direitos de aprendizagem avaliando e replanejando e realizando as intervenções necessárias. Para mim foi uma inovação e tanto, fiquei muito satisfeita com o Curso. Caso ocorra outros, gostaria de fazer também. Desde já agradeço…

  21. nubiadelgado@bol.com.br disse:

    Amei cada segundo de aprendizagem, no qual esse curso me proporcionou. Aguardo por outro que vier. Obrigada Mônica por essa parceria. Prometo continuar a melhorar minha prática pedagógica.

  22. Ermelinda Maria Mont'Mor Aleva. disse:

    O Pacto ampliou meus conhecimentos. A cada encontro, era novas experiências que contribuíram para aperfeiçoar o trabalho em sala de aula. Meu orientador foi sempre muito pra cima, animado e muito esforçado, nos ensinou muito. Quero continuar crescendo a cada dia, para ter sempre o melhor para meus alunos. Tivemos oportunidades também de compartilhar experiências com os colegas, que foi muito enriquecedor.

  23. Neli F. da S. Ramos disse:

    O curso do PACTO foi estimulante, proporcionou qualificação e aperfeiçoamento na prática didática e pedagógica. Tornou mais suave e eficaz o cotidiano da sala de aula. As trocas de conhecimento com a mediatização da coordenadora Jane foi enriquecedora. As aulas ficaram mais atrativas através dos jogos
    pedagógicos, sequências didáticas prazerosas, projetos dinâmicos, muita leitura deleite e com o compartilhar do cantinho de leitura feita por toda a sala e as maravilhosas produções de textos
    produzidos pelos recontos diários.

  24. Maria Lucia Silva D`Ambrosio disse:

    O Pacto proporcionou-me uma grande riqueza de experiencias e aumentou o meu compromisso em alfabetizar os alunos com mais práticas e metodologias. E o importante: Fazer com que nós professores possamos trabalhar nossos alunos dentro de suas dificuldades tornando-os assim, alunos autonomos , letrados e felizes.
    Agradeço pela oportunidade e espero nos reencontrarmos em breve.Abraços…

  25. O curso foi realmente excelente. A Nilza fez um ótimo trabalho. A leitura deleite , o trabalho com gêneros textuais ,os joguinhos e o cantinho da leitura cada item com sua dose de preciosidade fez do curso a maravilha dos momentos de estudo.
    Agradeço pela oportunidade deste novo aprendizado.

  26. Participar do PACTO foi um grande estimulo para minha vida profissional,pois depois de tantos anos a gente acaba se acomodando e muitas vezes nao colocamos em pratica tudo que sabemos.Ele funcionou como uma injeçao de ânimo e me deu forças para continuar.Sem duvida a troca de experiencias com as colegas foi muito importante e enriquecedora.Não poderia deixar de falar sobre a orientadora,,pessoa extremamente comprometida e encantadora. Enfim ,que em 2014 o PACTO continue e que eu possa continuar participando . VALEU.

  27. ELEANA DE PAULA GUEDES CORRÊA disse:

    Adorei o curso, pois como estou iniciando nesta carreira agora , foi uma grande base para mim. Pude perceber o quanto é importante as brincadeiras, jogos, leitura deleite, uma riqueza para as crianças. Já tenho aplicado tudo o que aprendi com o pacto, e se Deus quiser o ano que vem será melhor ainda!

  28. Pérola Alba Menezes de Amorim Alvarenga disse:

    Adorei fazer parte do PNAIC, um curso ótimo onde aprendemos muitas coisa novas, que nos ajudou muito em sala de aula, a interação com outras professoras e a troca de experiências foi de grande valia.Espero poder continuar no próximo ano com muito mais.

  29. Através do Pacto pude ter a experiência prazerosa de apreciar a leitura deleite e transmitir aos meus alunos essas sensações, levando-os para o mundo da imaginação. Aprendi a importância da sequência didática e a diversidade de atividades que podemos trabalhar com vários níveis de aprendizagem na sala de aula. Envolvi-me com responsabilidade e procuro colocar em prática meus novos conhecimentos.

  30. NIVIA GRAZIELE DE SOUZA disse:

    O CURSO CONTRIBUIU PARA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA . INTRODUZI SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS MINHAS AULAS E O RESULTADO FOI EXCELENTE . A LEITURA DELEITE FEZ COM QUE MEUS ALUNOS DESPERTASSEM O GOSTO PELA LEITURA POIS TRABALHO NA ZONA RURAL E MEUS ALUNOS NÃO TEM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA. O CURSO ME FEZ VER AS DIFICULDADES DOS MEUS ALUNOS E AJUDÁ-LOS. A TODOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS O MEU MUITO OBRIGADO PRINCIPALMENTE MINHA ORIENTADORA DE ESTUDOS.

  31. Marilene Soares disse:

    Com o PNAIC, chega também o desafio, que nos leva cada vez mais a reflexão dentro de nossa prática pedagógica, e nesse processo do trabalhar desde o coletivo ao individual, além de agrupamentos produtivos e as várias estratégias e que contemple a todo o nosso educandário. O PNAIC contribuiu de forma significativa para minha prática docente e para o avanço da aprendizagem da minha turma.. O trabalho em sala de aula, o uso efetivo da leitura, a produção de textos e a abordagem do sistema de escrita foram a grande contemplação do curso. Vencer, esse è o desafio. Agora é a vez de irmos; abrindo “portas” e “Janelas” com o intuito de alfabetizar e ao mesmo tempo letrar , deixando bem claro que; alfabetização e letramento andam “juntas” . Guardei comigo conhecimentos, estratégias, as trocas de experiências, através de uma fala simples e clara das orientadoras… Que venha em 2014, a continuação desse curso, juntamente com ele, um novo olhar dentro da sala de aula.

  32. Elenize das Graças Drumond disse:

    Foi gratificante participar do PACTO, adquiri novas práticas para trabalhar com leituras e reforcei o que já praticava com uso dos jogos, aprimorando ainda mais o conhecimento, sem contar, dos momentos agradáveis com as colegas e orientadoras, sempre muito competentes. Aguardando o próximo em 2014…

  33. Neli Ramos disse:

    O PACTO contribuiu muito com minha prática pedagógica, o curso foi estimulante e muito criativo. Minhas aulas tornaram alegre e muito participativas. Valeu!…

  34. PACTO, momento de encontro, troca de experiência, estudos, reflexão sobre práticas antigas e falhas cometidas, oportunidade de inovar e tornar as aulas mais produtivas e mais prazer para todos, professores e alunos. Sem falar na Leitura Deleite que tornou -se o melhor momento das aulas, luz no fim do túnel. Agradeço a Deus, meus colegas, minha orientadora Arlete Lana por essa oportunidade de inovação, fé e esperança.

  35. Patrícia de Souza Tavares disse:

    O pacto foi muito enriquecedor pois me auxiliou neste início de docência pois me fez refletir sobre a minha prática enquanto professora alfabetizadora…

  36. Joelma Maia Silva disse:

    Adorei participar do PACTO, foi uma inovação para minha prática pedagógica.O curso contribuiu muito para o aprendizado dos meus alunos, deu oportunidade de troca de experiencias, aprende muito e meus alunos colheram o fruto do meu aprendizado. Agradeço pela oportunidade e espero no próximo ano continuar frequentar o curso.

  37. Maria Isabel de Souza disse:

    As diversificadas atividades apresentadas para a minha turma no Pacto, com minha tutora Ana Cristina, foi além de muito eficaz para meu crescimento pessoal, uma grande contribuição para meu crescimento profissional. Só veio para acrescentar conhecimentos em minha prática pedagógica. Feliz natal e um ótimo ano novo!

  38. Silvani da Rocha Prates Leal disse:

    O PACTO foi ótimo. A orientadora tinha domínio do que se passava, aprendi bastante, pois sempre é bom refletir nossa prática pedagógica procurando novos meios de atingir às necessidades dos nossos educandos. E o PACTO veio na hora certa, para professores alfabetizadores procurar trabalhar algo que não é novo, mas de forma diferente. Sem contar com a troca de experiência e o convívio com novos colegas que foi 100%.

  39. Maria Efigenia rocha Trindade disse:

    O Pacto nos trouxe renovação, enriqueceu os nossos conhecimentos, uma grande troca de experiência. acho que com o pacto estamos repensando a nossa pratica, os nossos planejamentos estão mais ricos e criativos… Bom demais.

  40. Maria da Conceição Drumond Ulhôa disse:

    O pacto ,para mim, foi muito válido pois, pude demonstrar todo o meu apreço pela educação. Descobri novos jeitos de contar histórias para os meus alunos e até mesmo atividades extras como trabalhar os jogos da caixa amarela, incentivando as crianças na aquisição de treinamento de concentração e leitura com mais clareza e objetividade.. O curso só veio a somar na minha vida profissional como professora alfabetizadora. Valeu a pena ! Espero que no ano de 2014, eu possa prosseguir nesse empreendimento. enriquecendo minha prática pedagógica.

  41. nilza pimentel rhodes ribeiro disse:

    o pacto nos fez refletir sobre nossas práticas pedagógicas contribuindo para um aperfeiçoamento no cotidiano sendo enriquecedor em nossa docência ampliando o saber em busca de novos horizontes

  42. Maria Evabgelina Ribeiro da Paixão disse:

    Gostei muito dos livros de literatura enviados para a sala de aula. antes era precisa estar pedindo emprestado ou comprando para fazer o momento do conto, hoje HISTÓRIA DELEITE. A troca de experiência foi enriquecedora.

  43. Maria Evabgelina Ribeiro da Paixão disse:

    Gostei muito dos livros de literatura enviados para a sala de aula. Antes era preciso estar pedindo emprestado ou comprando para fazer o momento do conto, hoje HISTÓRIA DELEITE. A troca de experiência foi enriquecedora.

  44. Maria Reis e Silva disse:

    Através do Pacto ampliei meus horizontes em minha prática pedagógica. Entendi a verdadeira concepção de alfabetização e da avaliação no ciclo. Aprofundei meus estudos trabalhando com projetos, cantinho de leitura, etc. Meu trabalho ficou mais voltado para a oralidade, leitura e escrita. Foi muito gratificante.

  45. Luciana Silva Almeida disse:

    O PACTO, fez nós afabetizadores acreditarmos nos nossos sonhos; que são como bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. O PACTO veio para impulsionar, nos fortalecer e nos permite a crescer e buscar a cada dia uma educação de qualidade para nossos “pequenos” que são a maior riqueza no nosso país. Educar para vencer…aprender a aprender… Quem venha o PACTO 2014! Luciana Almeida.

  46. Marcilian Regina Borges Naves de Ávila disse:

    O Pacto ampliou o conhecimento teórico e prático sobre a alfabetização e letramento. A troca de experiências entre professoras e orientadora foi enriquecedora. Promoveu maior reflexão sobre minha prática pedagógica, melhorando o planejamento e ações para desenvolver em sala de aula.

  47. Olguimar Aparecida Pereira de Oliveira disse:

    Foi maravilhoso fazer o pacto, pois me trouxe inovação e dinamismo na minha prática pedagógica, melhorando consideravelmente o meu trabalho. Aprimorei meu jeito de contar histórias, reconsiderei alguns aspectos como: trabalhar em grupo, monitoramento, dupla, diversificando assim a aprendizagem.A cada encontro aprendia mais. a orientadora é de um conhecimento formidável e soube conduzir os trabalhos de maneira precisa. Espero que no ano seguinte eu possa participar também deste curso e desta turma maravilhosa, que com a troca de experiência, só enriquece o meu trabalho.

  48. Amei o Pacto , enriqueceu muito a minha prática pedagógica . As leituras de deleite deixaram os educandos bem interessados pelos livros. Com os jogos e as brincadeiras as aulas ficaram mais atrativas e produtivas, o interesse e a participação dos educandos foram surpreendentes e os mesmos aprenderam muito mais.
    Manga, 12 de dezembro de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s